Decidiu fazer a prova da CPA-20 e não sabe por onde começar a estudar? Este artigo é um verdadeiro guia passo a passo com tudo que você precisa saber para estudar, mesmo que sozinho, e conquistar a aprovação.
Confira!
O que estudar para a prova da CPA-20?
O primeiro passo para estudar para a prova da CPA-20 é saber o que será cobrado. O conteúdo é distribuído em 6 módulos:
- Sistema Financeiro Nacional e Participantes: Peso de 5% a 10%
- Compliance legal, ética e Análise do Perfil do Investidor: Peso de 15% a 25%
- Princípios Básicos de Economia e Finanças: Peso de 5% a 10%
- Instrumentos de Renda Variável, Derivativos e Renda Fixa: Peso de 17% a 25%
- Fundos de Investimentos: Peso de 18% a 25%
- Previdência Complementar Aberta – PGBL e VGBL: Peso de 5% a 10%
- Mensuração e Gestão de Performance e Risco: Peso de 10% a 20%
Perceba que cada tema da prova tem pesos diferentes. O módulo de Fundos de Investimentos, por exemplo, demanda uma atenção maior, já que estamos falando do assunto mais cobrado.
Como estudar para CPA-20 sozinho? 6 dicas para passar de primeira!
1) Defina um plano de estudos;
Agora que você já sabe quais os assuntos cobrados na prova da CPA-20, distribua-os em um plano de estudos, com os dias e horários que serão dedicados para cada tema, independente de quanto tempo tenha disponível até a prova.
O mais importante é se organizar para que consiga priorizar e os estudos não se percam em meio aos compromissos do dia a dia.
Obter uma certificação financeira não é algo tão fácil e exige dedicação. Com um plano de estudos tudo pode ficar mais fácil.
Nós já temos um plano de estudos pronto para você se preparar para a CPA-20 em até 20 dias. Confira:
Leia também: Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na ANBIMA? (CPA-10, CPA-20 e CEA)
2) Assista vídeo aulas;
Esta dica parece óbvia, mas vou te explicar porque as vídeo aulas precisam estar inclusas no seu plano de estudos:
Cada pessoa tem uma forma de processar informação e assimilar um novo conhecimento de uma maneira mais fácil, é o que chamamos de estilos de aprendizagem, que são divididos em 4 principais:
- Aprendizagem visual;
Favorecida por meio de demonstrações visuais, como mapas, diagramas, gráficos, vídeos, e aulas expositivas para apresentar conceitos, raciocínios ou ideias e suas relações.
- Aprendizagem auditiva;
Favorecida por meio da captação de variações sonoras, como palestras, discussões e seminários para memorizar e compreender a mensagem.
- Aprendizagem cinestésica;
Está presente em pessoas que aprendem melhor fazendo, seja por meio de experiências em laboratórios, encenações, demonstrações ou atividades esportivas.
- Aprendizagem leitura e escrita.
Favorecida por meio de artigos, manuais, relatórios e ensaios. É o caso dos alunos que fazem anotações, desenham planos e esquemas para lembrar os conteúdos.
Acontece que ao combinar estilos de aprendizagem, você também tem uma propensão maior a realmente entender e assimilar o que está sendo aprendido.
Acredito que você já entendeu onde quero chegar…
Ao assistir video aulas, você estará estimulando mais áreas do seu cérebro e criando uma probabilidade maior de assimilar o conteúdo do que se estudar apenas lendo artigos.
Leia também: CPA-20 ou CEA: Diferenças e Qual Escolher?
3) Faça anotações;
Utilizando a mesma lógica, fazer anotações sobre o conteúdo é indispensável, isso porque você estará utilizando o estilo de aprendizagem cinestésica.
Mesmo que você utilize uma apostila para os estudos, faça suas próprias anotações para assimilar e fixar o conteúdo.
4) Faça simulados;
Os Simulados são indispensáveis para quem está estudando para a CPA-20.
Além de responder questões de provas antigas, ao realizar simulados é possível ter uma noção clara do que será vivenciado no momento da prova, já que você terá o mesmo tempo para responder o mesmo número de questões do dia do exame.
No dia da prova você dificilmente será surpreendido pelo tempo.
Porém, os simulados exigem um grande nível de atenção.
É comum os candidatos se apegarem às questões dos simulados e se dedicarem a decorá-las ao invés de realmente entender o conteúdo, o que é um grande perigo.
No dia da prova, dificilmente aparecerão as mesmas perguntas e se você realmente não tiver assimilado o que foi estudado, ficará extremamente perdido.
Utilize sabiamente dos simulados!
Aproveite e confira o nosso Simulado Grátis para CPA-20.
5) Tire todas as suas dúvidas;
Esta dica está totalmente relacionada com o ponto de atenção aos simulados. É comum que durante os estudos para a CPA-20 apareçam dúvidas sobre o conteúdo e você deve focar em tirar todas elas antes do dia da prova.
Anote-as e se preciso for, faça pesquisas específicas a fim de realmente entender o conteúdo da prova.
Lembre-se que e prova em si é somente um instrumento para atestar que você possui o conhecimento relacionado à certificação.
Isso fará total diferença para a sua aprovação.
6) Leia a apostila;
Por último, mas não menos importante, utilize do recurso da apostila.
E não é por acaso que a colocamos por último, já que ao nosso ver a apostila é uma das melhores ferramentas para revisão do conteúdo da prova da CPA-20.
Algumas pessoas utilizam as apostilas como a principal ferramenta de aprendizado, mas como já vimos anteriormente, ela estimula apenas um dos quatro estilos de aprendizagem, sendo melhor utilizada como uma ferramenta de reforço.
Em uma simples busca no Google é possível encontrar várias apostilas gratuitas, mas tome muito cuidado em qual você irá escolher, já que um simples conteúdo desatualizado pode arruinar todo o seu aprendizado.
Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir outros artigos e assinar a nossa newsletter para receber materiais e links diretamente no seu e-mail!