Certificação CPA https://certificacaocpa.net/ Ajudamos você a conquistar a certificação e uma Carreira de Sucesso no mercado financeiro! Thu, 28 Dec 2023 01:15:56 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.6 https://certificacaocpa.net/wp-content/uploads/2022/08/cropped-Novo-Projeto-3-1-32x32.png Certificação CPA https://certificacaocpa.net/ 32 32 Como Estudar para CPA-10 e Passar de Primeira em 2024! https://certificacaocpa.net/como-estudar-cpa-10/ Tue, 28 Feb 2023 22:50:18 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=2603 Se você está procurando avançar em sua carreira ou até mesmo ingressar no Mercado Financeiro, a Certificação ANBIMA CPA-10 pode ser uma das melhores maneiras de começar. No entanto, como em qualquer exame, a preparação é fundamental para o sucesso. Aqui estão algumas dicas sobre como estudar para a Prova ANBIMA CPA-10 e passar de […]

O conteúdo Como Estudar para CPA-10 e Passar de Primeira em 2024! aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Se você está procurando avançar em sua carreira ou até mesmo ingressar no Mercado Financeiro, a Certificação ANBIMA CPA-10 pode ser uma das melhores maneiras de começar.

No entanto, como em qualquer exame, a preparação é fundamental para o sucesso.

Aqui estão algumas dicas sobre como estudar para a Prova ANBIMA CPA-10 e passar de primeira.

Como estudar para CPA-10 sozinho? 5 dicas para passar de primeira!

1) Conheça o conteúdo da prova

A primeira etapa para a preparação é saber exatamente o que você precisa estudar.

A prova ANBIMA CPA-10 cobre tópicos como ética, regulamentação, produtos de investimento, renda fixa e variável, além de outros assuntos financeiros.

Certifique-se de estar familiarizado com cada uma dessas áreas e dedique mais tempo para aqueles que você acha mais desafiadores.

Neste artigo(clique), você encontra todos os assuntos e detalhes sobre a Prova da CPA-10.

2) Tenha um plano de estudo

Um plano de estudo ajuda a manter o foco e a disciplina durante a preparação.

Comece determinando quanto tempo você tem até a prova e divida-o em seções para cada um dos tópicos que você precisa estudar.

Estabeleça metas semanais e diárias para se manter no caminho certo.

Nós desenvolvemos um Plano de Estudos detalhado para você se preparar para a prova da CPA-10 em até 15 dias.

Basta acessar e estudar seguindo o cronograma diário. Clique na imagem abaixo e garanta acesso agora mesmo:

banner-planilha-de-estudos-cpa-10

3) Use todos os recursos educacionais disponíveis

Existem muitos recursos educacionais disponíveis para quem está estudando para a prova ANBIMA CPA-10.

Você pode encontrar livros, apostilas e vídeoaulas que cobrem o conteúdo do exame.

Além disso, existem simulados disponíveis para ajudá-lo a se preparar para o formato da prova.

E falando neles…

4) Faça Simulados

Resolver questões de provas anteriores é uma ótima maneira de testar seus conhecimentos e se familiarizar com o formato da prova.

Procure por questões de exames anteriores e faça simulados para ajudá-lo a se sentir mais confiante na hora do teste.

Aqui mesmo no Portal Certificação CPA, nós disponibilizamos um Simulado Gratuito para você testar seus conhecimentos quantas vezes quiser. Para acessar é só clicar abaixo:

>> Simulado para CPA-10 Grátis

5) Mantenha o equilíbrio

Por fim, lembre-se de manter um equilíbrio saudável entre o estudo e outras atividades em sua vida.

Estudar muito pode levar a um esgotamento mental, então faça pausas regulares, pratique atividades físicas e descanse adequadamente.

Considere Investir em um Curso Preparatório

A melhor forma de estudar para a prova da CPA-10, sem dúvidas, é através de um curso preparatório.

Ter um método comprovado e acompanhamento de quem entende do assunto pode fazer com que você economize muito tempo, energia e até mesmo dinheiro.

Afinal, a cada tentativa de realizar a prova você terá que desembolsar o v alor da inscrição novamente, então vale muito mais investir este valor em um bom curso preparatório e passar de primeira.

Além disso, você pode contar com diversas vantagens que estudar de maneira independente não possui. Alguns exemplos são:

Conteúdo Atualizado

Ao longo do tempo, a ANBIMA faz várias mudanças na prova da CPA-10, com o objetivo de manter os profissionais sempre atualizados e antenados ao que no momento se faz importante para o mercado.

Escolhendo um bom curso preparatório para CPA-10, você terá a garantia de que o conteúdo, tanto das aulas como da apostila, estará sempre atualizado de acordo com o edital vigente da prova sem precisar ficar buscando os temas de maneira aleatória.

Suporte

Tirar as suas dúvidas sobre o conteúdo é imprescindível antes de realizar a prova.

Ter o apoio de professores certificados e especialistas no assunto traz uma segurança muito maior de que se está no caminho certo e uma grande economia de tempo.

Comunidade de Alunos

Estudar sozinho não significa que você não possa compartilhar experiências com outras pessoas que, assim como você, estão vivenciando o mesmo desafio de passar na prova da CPA-10.

Aliás, estar imerso em um ambiente, mesmo que online, que proporcione este tipo de troca de experiências só tende a enriquecer e acelerar o seu aprendizado, afinal as dificuldades enfrentadas por todos são as mesmas e cada um contribui um pouco para a evolução do outro.

Conclusão

Estudar para a prova ANBIMA CPA-10 pode ser um desafio, mas seguir essas dicas pode ajudá-lo a se preparar de maneira mais eficaz e aumentar suas chances de passar no exame na primeira tentativa.

Lembre-se de conhecer o conteúdo da prova, ter um plano de estudo, usar recursos educacionais, fazer simulados e manter o equilíbrio.

Com dedicação e esforço, você pode conquistar sua certificação CPA-10 e avançar em sua carreira financeira.

O conteúdo Como Estudar para CPA-10 e Passar de Primeira em 2024! aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na ANBIMA? (CPA-10, CPA-20 e CEA) https://certificacaocpa.net/quanto-tempo-preciso-estudar-para-passar-na-anbima-cpa-10-cpa-20-e-cea/ Tue, 31 Jan 2023 11:50:39 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=2430 “Quanto tempo preciso estudar para passar na prova da ANBIMA(CPA-10, CPA-20 ou CEA)?” Essa é uma das primeiras e mais comuns dúvidas de quem decide se tornar um profissional acima da média e buscar as certificações mais conhecidas do mercado financeiro. É claro que não existe uma regra 100% definida para isso, já que o […]

O conteúdo Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na ANBIMA? (CPA-10, CPA-20 e CEA) aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
“Quanto tempo preciso estudar para passar na prova da ANBIMA(CPA-10, CPA-20 ou CEA)?”

Essa é uma das primeiras e mais comuns dúvidas de quem decide se tornar um profissional acima da média e buscar as certificações mais conhecidas do mercado financeiro.

É claro que não existe uma regra 100% definida para isso, já que o tempo de estudo depende de diversos fatores, como conhecimento prévio, disponibilidade de tempo do candidato e facilidade em assimilar o conteúdo da prova.

Porém, neste artigo nós trazemos uma média de tempo de estudo realista para as 3 provas com base em uma média de carga horária dos principais cursos preparatórios para as certificações.

Procuramos também trazer algumas dicas para encurtar o seu caminho rumo à Certificação. Confira!

Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na CPA-10?

15 dias é tempo suficiente.

A linha de raciocínio aqui é a seguinte:

Imagine que o João trabalha em horário comercial e deseja se preparar para a prova da CPA-10 no seu tempo livre, se dedicando pelo menos 2 horas por dia.

Utilizando como base os principais Cursos Preparatórios do mercado, sabemos que a carga horária necessária para se preparar para CPA-10 é de 26 horas.

Este é o tempo médio necessário para estudar todos os assuntos que caem na prova.

Distribuindo esta carga horária por 15 dias, seria necessário se dedicar cerca de 1 hora e 44 minutos por dia para finalizá-lo.

Levando em consideração as dúvidas a serem tiradas com os professores e revisões de conteúdos mais difíceis de assimilar, o João conseguiria encaixar perfeitamente nas 2h diárias dedicadas aos estudos para CPA-10.

Os simulados são contabilizados à parte, já que são muito relativos ao empenho do estudante, e poderiam ser realizados nos finais de semana.

Confira a nossa Planilha de Estudos para CPA-10 que possui um plano claro e detalhado para você se preparar para a CPA-10 em 15 dias:

banner-planilha-de-estudos-cpa-10

Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na CPA-20?

20 dias.

A prova da CPA-20 é um pouco mais complexa que a prova da CPA-10, ainda que aborde praticamente os mesmos temas, só que de uma forma mais aprofundada.

Por conta disso o João teria que dedicar 1h a mais por dia para concluir os seus estudos em 20 dias. Um esforço momentâneo que certamente valeria muito a pena.

A carga horária para o Curso Preparatório da CPA-2o é de 49 horas.

2 horas e 27 minutos por dia seria o tempo necessário para finalizá-lo em 20 dias. Teríamos aqui também um tempo maior para tirar dúvidas e fazer revisões do conteúdo.

Confira a nossa Planilha de Estudos para CPA-20 que possui um plano claro e detalhado para você se preparar para a CPA-20 em 20 dias:

Banner | Planilha de Estudos CPA-20

Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na CEA?

30 dias.

Se tornar um Especialista ANBIMA não é uma tarefa simples e exige muito esforço e dedicação(que com certeza são muito bem recompensados).

Caso o João opte por fazer a prova da CEA, ele terá que dedicar 2 horas por dia para finalizar o Curso Preparatório com carga horária de 60 horas em 30 dias.

Acrescentando apenas mais 1h por dia no seu cronograma de estudos, ele teria tempo de sobra para tirar suas dúvidas, revisar conteúdos e responder questões de simulado.

Dicas para Otimizar o seu Tempo de Estudos

Utilize o recurso de Aceleração de Vídeo

Esta é uma vantagem exclusiva de quem estuda através de cursos online.

Uma simples ferramenta disponibilizada por players de vídeo permite se preparar para as provas da ANBIMA em até metade do tempo.

O nosso cérebro possui uma capacidade de processamento muito mas rápida da audição do que da fala, então é completamente possível assistir as vídeo aulas de maneira acelerada, na velocidade 2x.

Este recurso está disponível em qualquer player de vídeo, então se você estudar através de um curso online, poderá utilizá-lo.

Tenha um Cronograma de Estudos para CPA-10

Estudar através de um Cronograma de Estudos, faz total diferença.

Você contará com um plano de estudos testado e aprovado, e não precisará ficar pesquisando conteúdos de maneira aleatória e desordenada.

Se você deseja um plano claro para os seus estudos e conseguir a sua certificação em tempo recorde, conheça nossas Planilhas de Estudos:

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir outros artigos e assinar a nossa newsletter para receber materiais e links úteis sobre as Certificações do Mercado Financeiro diretamente no seu e-mail!

O conteúdo Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na ANBIMA? (CPA-10, CPA-20 e CEA) aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Certificação ANBIMA CGE: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! https://certificacaocpa.net/cge/ Tue, 31 Jan 2023 00:43:47 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=2161 Está procurando mais informações sobre a Certificação ANBIMA CGE? Então você chegou lugar certo! Neste guia completo e ilustrado, nós trazemos tudo o que você precisa saber sobre o exame da ANBIMA. Confira todos os detalhes: O que é e para que serve a Certificação ANBIMA CGE? Criada em 2021, a CGE(Certificação de Gestores para […]

O conteúdo Certificação ANBIMA CGE: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Está procurando mais informações sobre a Certificação ANBIMA CGE? Então você chegou lugar certo!

Neste guia completo e ilustrado, nós trazemos tudo o que você precisa saber sobre o exame da ANBIMA.

Confira todos os detalhes:

infografico-anbima-cge-o-que-e-para-que-serve-salario-como-tirar-e-dificil

O que é e para que serve a Certificação ANBIMA CGE?

Criada em 2021, a CGE(Certificação de Gestores para Fundos Estruturados ANBIMA) habilita o profissional do mercado financeiro a atuar no gerenciamento de recursos de terceiros com três tipos de produtos estruturados do mercado financeiro:

  • FIP – Fundo de Investimento em Participações;
  • FIDC – Fundo de Investimentos de Direitos Creditórios;
  • FII – Fundo de Investimento Imobiliários.

Como Tirar a Certificação CGE?

Para tirar a Certificação ANBIMA CGE, é necessário passar por um processo de certificação que inclui a realização de um exame e o cumprimento de alguns requisitos prévios.

O principal deles é já possuir a Certificação CFG da ANBIMA, e consequentemente, possuir ensino superior completo em áreas relacionadas à finanças, economia ou administração e ainda possuir experiência profissional na área financeira de no mínimo 2 anos.

Isso porque estes são pré requisitos para tirar a Certificação CFG.

Profissionais que já possuem as Certificações CAIA ou CFA também podem realizar a prova.

Preço e Inscrição da CGE

No momento em que este artigo é escrito, a inscrição na prova de Certificação CGE custa R$ 550 para associados e R$ 650 para não associados à ANBIMA.

A Inscrição deve ser feita diretamente no site da instituição, neste link.

A Certificação CGE é difícil? Confira o que cai na prova

Para ser um profissional Certificado CGE, você precisará acertar pelo menos 32 das 45 questões da prova no período de 2 horas e 30 minutos, o que corresponde a 70% do exame.

As questões das provas da CGE abrangem oito áreas de conhecimento relacionadas ao universo de gestão de produtos estruturados.

Veja os temas cobrados na prova:

  • Investimentos imobiliários;
  • Private equity;
  • Securitização de recebíveis;
  • Fundos de índice;
  • Investimentos no exterior;
  • Avaliação de desempenho;
  • Gestão de risco;
  • Legislação, regulação e tributação.

Aplicação da prova CGE

Da mesma maneira que acontece nas outras Certificações da ANBIMA, mesmo a prova sendo online, ela não pode ser feita de casa.

Ao realizar a sua inscrição no site oficial da Instituição, você poderá escolher dentre os diversos locais para realizar a prova.

No momento em que finalizar a prova da CGE você receberá uma prévia do resultado imediatamente, mas este não é o resultado final.

A sua prova será corrigida e você receberá um e-mail da própria ANBIMA com o resultado.

Como se preparar para passar na CGE?

certificacao-anbima-cge

Para se preparar para a prova da Certificação ANBIMA CGE, é importante:

  • Estudar com base no conteúdo programático disponibilizado pela ANBIMA;
  • Utilizar diversos materiais de estudo, como apostilas, cursos online, aulas presenciais e questões comentadas;
  • Fazer questões anteriores e simulados para se familiarizar com o formato da prova;
  • Estudar regularmente e descansar adequadamente antes da prova;
  • Conhecer e seguir os critérios de ética e conduta estabelecidos pela ANBIMA;
  • Mantenha-se sempre atualizado com as mudanças no mercado financeiro.

Apostila ANBIMA CGE

No momento em que este artigo é escrito a ANBIMA ainda não fornece material de estudos em formato de apostila digital para a CGE, como acontece na CPA-10.

Existem diversos cursos preparatórios que fornecem este tipo de conteúdo para a prova.

Simulados CGE

Os simulados são uma ferramenta valiosa para os candidatos a se prepararem para a prova da Certificação ANBIMA CGE, ajudando-os a se adaptarem ao formato da prova, identificarem as áreas que precisam ser aprimoradas, aumentarem sua confiança e se prepararem para a pressão da prova real.

Em breve iremos disponibilizar simulados gratuitos para a Prova da CGE ANBIMA aqui no Portal Certificação CPA. Fique ligado!

Gostou deste conteúdo? Não deixe de conferir outros artigos e assinar a nossa newsletter para receber materiais e links úteis sobre as Certificações do Mercado Financeiro diretamente no seu e-mail!

O conteúdo Certificação ANBIMA CGE: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Certificação ANBIMA CGA: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! (Guia COMPLETO) https://certificacaocpa.net/cga/ Tue, 24 Jan 2023 02:23:18 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=2159 Procurando informações sobre a Certificação ANBIMA CGA? Neste guia completo e ilustrado, nós trazemos todas as informações que você precisa saber sobre o exame de certificação que habilita profissionais a atuar com gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, ações, cambiais, multimercados, carteiras administradas e fundos de índice. Confira todos […]

O conteúdo Certificação ANBIMA CGA: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! (Guia COMPLETO) aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Procurando informações sobre a Certificação ANBIMA CGA?

Neste guia completo e ilustrado, nós trazemos todas as informações que você precisa saber sobre o exame de certificação que habilita profissionais a atuar com gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, ações, cambiais, multimercados, carteiras administradas e fundos de índice.

Confira todos os detalhes:

infografico-anbima-cga-o-que-e-para-que-serve-salario-como-tirar-e-dificil

O que é e para que serve a Certificação ANBIMA CGA?

A CGA é, atualmente, uma das certificações mais cobiçadas por profissionais do mercado financeiro.

Com esta certificação o profissional poderá gerir diretamente a carteira de seus clientes, diferente do que acontece com outras certificações importantes, como a Certificação ANCORD AAI(Agente Autônomo de Investimentos) ou a Certificação CEA(Certificação Especialista ANBIMA).

Como Tirar a Certificação CGA?

Para tirar a Certificação ANBIMA CGA, é necessário passar por um processo de certificação que inclui a realização de um exame e o cumprimento de alguns requisitos prévios.

O principal deles é já possuir a Certificação CFG da ANBIMA, e consequentemente, possuir ensino superior completo em áreas relacionadas à finanças, economia ou administração e ainda possuir experiência profissional na área financeira de no mínimo 2 anos.

Isso porque estes são pré requisitos para tirar a Certificação CFG.

Profissionais que já possuem as Certificações CAIA ou CFA também podem realizar a prova.

Preço e Inscrição da da Prova CGA

No momento em que este artigo é escrito, a inscrição na prova de Certificação CGA custa R$ 550 para associados e R$ 650 para não associados à ANBIMA.

A Inscrição deve ser feita diretamente no site da instituição, neste link.

A Certificação CGA é difícil? Confira o que cai na prova

Para ser um profissional Certificado CGA, você precisará acertar pelo menos 32 questões da prova no período de 2 horas e 30 minutos, o que corresponde a 70% do exame.

As questões da Prova da CGA abrangem seis áreas de conhecimento relacionadas ao universo de gestão de fundos de investimento.

A seguir, veja os temas cobrados na prova:

  • Gestão de carteiras – Renda variável;
  • Gestão de carteiras – Renda fixa;
  • Investimentos no exterior;
  • Avaliação de desempenho;
  • Gestão de risco;
  • Legislação, regulação e tributação.

Aplicação da prova CGA

Da mesma maneira que acontece nas outras Certificações da ANBIMA, mesmo a prova sendo online, ela não pode ser feita de casa.

Ao realizar a sua inscrição no site oficial da Instituição, você poderá escolher dentre os diversos locais para realizar a prova.

No momento em que finalizar a prova você receberá uma prévia do resultado imediatamente, mas este não é o resultado final.

A sua prova será corrigida e você receberá um e-mail da própria ANBIMA com o resultado.

Como se preparar para ser aprovado?

certificacao-anbima-cga

Para se preparar para a prova da Certificação ANBIMA CGA, é importante:

  • Estudar com base no conteúdo programático disponibilizado pela ANBIMA;
  • Utilizar diversos materiais de estudo, como apostilas, cursos online, aulas presenciais e questões comentadas;
  • Fazer questões anteriores e simulados para se familiarizar com o formato da prova;
  • Estudar regularmente e descansar adequadamente antes da prova;
  • Conhecer e seguir os critérios de ética e conduta estabelecidos pela ANBIMA;
  • Mantenha-se sempre atualizado com as mudanças no mercado financeiro.

Apostila ANBIMA CGA

No momento em que este artigo é escrito a ANBIMA ainda não fornece material de estudos em formato de apostila digital para a CFG, como acontece na CPA-10.

Existem diversos cursos preparatórios que fornecem este tipo de conteúdo para a prova.

Simulados CGA

Os simulados são uma ferramenta valiosa para os candidatos a se prepararem para a prova da Certificação ANBIMA CGA, ajudando-os a se adaptarem ao formato da prova, identificarem as áreas que precisam ser aprimoradas, aumentarem sua confiança e se prepararem para a pressão da prova real.

Em breve iremos disponibilizar simulados gratuitos para a Prova da CGA ANBIMA aqui no Portal Certificação CPA. Fique ligado!

Gostou deste conteúdo? Não deixe de conferir outros artigos e assinar a nossa newsletter para receber materiais e links úteis sobre as Certificações do Mercado Financeiro diretamente no seu e-mail!

O conteúdo Certificação ANBIMA CGA: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! (Guia COMPLETO) aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Certificação ANBIMA CFG: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! (Guia COMPLETO e Ilustrado) https://certificacaocpa.net/cfg/ Wed, 11 Jan 2023 23:43:05 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=2157 Está buscando mais informações sobre a Certificação ANBIMA CFG? Então você está no lugar certo! Confira nosso guia completo: O que é e para que serve a Certificação ANBIMA CFG? A Certificação CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos de Gestão) é o ponta pé inicial para profissionais que desejam atuar como um gestor de recursos de […]

O conteúdo Certificação ANBIMA CFG: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! (Guia COMPLETO e Ilustrado) aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Está buscando mais informações sobre a Certificação ANBIMA CFG? Então você está no lugar certo!

Confira nosso guia completo:

infografico-anbima-cfg-o-que-e-para-que-serve-salario-como-tirar-e-dificil

O que é e para que serve a Certificação ANBIMA CFG?

A Certificação CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos de Gestão) é o ponta pé inicial para profissionais que desejam atuar como um gestor de recursos de terceiros.

Inclusive, possuir a Certificação CFG é um pré requisito para conquistar as Certificações CGA e/ou CGE, ambas focadas em certificar profissionais que desejam trabalhar com a gestão profissional de fundos de investimentos.

Como Tirar a Certificação CFG?

Para obter a Certificação ANBIMA CFG, é necessário passar por um processo de certificação que inclui a realização de um exame e o cumprimento de alguns requisitos prévios.

Os requisitos prévios para obter a Certificação ANBIMA CFG incluem:

  • Possuir ensino superior completo, preferencialmente em áreas relacionadas à economia, finanças ou administração.
  • Ter, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área financeira.

Preço e Inscrição da CFG

Atualmente, a inscrição na exame de certificação CFG custa R$ 475,00 para associados e R$ 570 para não associados à ANBIMA. A Inscrição deve ser feita diretamente no site da instituição, neste link.

A Certificação CFG é difícil? Confira o que cai na prova

A prova para obtenção da Certificação ANBIMA CFG é composta por questões objetivas e discursivas.

As questões objetivas são de múltipla escolha e avaliam o conhecimento teórico dos candidatos sobre as regulamentações e as boas práticas do mercado financeiro brasileiro.

Já as questões discursivas avaliam a capacidade dos candidatos de interpretar e aplicar esses conhecimentos em situações práticas.

Os temas abordados são os seguintes:

  • Métodos quantitativos;
  • Economia;
  • Análise de relatórios financeiros;
  • Finanças corporativas;
  • Mercados e instrumentos financeiros;
  • Teoria moderna de carteira e modelos de precificação de ativos;
  • Finanças comportamentais;
  • Política de investimento;
  • Alocação de ativos;
  • Novas tecnologias em finanças;
  • Ética e autorregulação;
  • Legislação e regulação;

Aplicação da Prova CFG

Assim como nas outras Certificações da ANBIMA, mesmo a prova sendo online, ela não pode ser feita de casa.

Ao realizar a sua inscrição no site oficial da Instituição, você poderá escolher dentre os diversos locais para realizar a prova.

Assim que finalizar a prova, você receberá uma prévia do resultado imediatamente, porém, este não é o resultado final.

A sua prova será corrigida e você receberá um e-mail da própria ANBIMA com o resultado.

Como se preparar para ser aprovado?

Para se preparar para a prova da Certificação ANBIMA CFG, é importante:

  • Estudar com base no conteúdo programático disponibilizado pela ANBIMA;
  • Utilizar diversos materiais de estudo, como apostilas, cursos online, aulas presenciais e questões comentadas;
  • Fazer questões anteriores e simulados para se familiarizar com o formato da prova;
  • Estudar regularmente e descansar adequadamente antes da prova;
  • Conhecer e seguir os critérios de ética e conduta estabelecidos pela ANBIMA;
  • Mantenha-se sempre atualizado com as mudanças no mercado financeiro.

Apostila ANBIMA CFG

No momento em que este artigo é escrito, a ANBIMA ainda não fornece material de estudos em formato de apostila digital para a CFG, como acontece na CPA-10, porém, existem diversos cursos preparatórios que fornecem este tipo de conteúdo para a prova.

Simulados CFG

Os simulados são uma ferramenta valiosa para os candidatos a se prepararem para a prova da Certificação ANBIMA CFG, ajudando-os a se adaptarem ao formato da prova, identificarem as áreas que precisam ser aprimoradas, aumentarem sua confiança e se prepararem para a pressão da prova real.

Em breve iremos disponibilizar simulados gratuitos para a Prova da CFG ANBIMA aqui no Portal Certificação CPA. Fique ligado!

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir outros artigos e assinar a nossa newsletter para receber materiais e links úteis sobre as Certificações do Mercado Financeiro diretamente no seu e-mail!

O conteúdo Certificação ANBIMA CFG: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! (Guia COMPLETO e Ilustrado) aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Simulado ANBIMA(CPA-10, CPA-20, CEA): Como Se Preparar para a Prova https://certificacaocpa.net/simulado-anbima/ Wed, 11 Jan 2023 00:41:54 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=2315 O Simulado para as provas da ANBIMA(CPA-10, CPA-20, CEA) é uma ferramenta muito útil que permite que você teste seus conhecimentos e habilidades em condições semelhantes às das provas reais.  Sem dúvidas, um dos recursos mais valiosos para se preparar para os exames.  Além disso, o simulado também ajuda a identificar eventuais dificuldades e a […]

O conteúdo Simulado ANBIMA(CPA-10, CPA-20, CEA): Como Se Preparar para a Prova aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
O Simulado para as provas da ANBIMA(CPA-10, CPA-20, CEA) é uma ferramenta muito útil que permite que você teste seus conhecimentos e habilidades em condições semelhantes às das provas reais. 

Sem dúvidas, um dos recursos mais valiosos para se preparar para os exames. 

Além disso, o simulado também ajuda a identificar eventuais dificuldades e a estabelecer uma rotina de estudo eficiente.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para você se preparar para a prova da ANBIMA da maneira mais eficiente possível utilizando simulados.

Simulado ANBIMA: Antes de Fazer, Conheça o conteúdo da Prova

Simulado ANBIMA(CPA-10, CPA-20, CEA)

A primeira dica para se preparar para as provas da ANBIMA é conhecer bem o conteúdo programático dos exames. 

As provas da ANBIMA abrangem diversos tópicos, como mercado de capitais, matemática financeira, economia, direito e ética. É importante estudar todos os tópicos de forma aprofundada para ter uma base sólida de conhecimento.

Aqui no Portal Certificação CPA, nós mantemos guias atualizados sobre as principais certificações do mercado financeiro, incluindo todos os temas cobrados nas provas. Confira!

> CPA-10: Guia Completo
> CPA-20: Guia Completo
> ANBIMA CEA: Guia Completo

Considere Investir em um Curso Preparatório

Aulas com professores especializados e já certificados podem ajudar a esclarecer dúvidas e a fixar o conteúdo de forma mais eficiente.

Nós consideramos o investimento em um curso preparatório como um recurso gigantesco para economia de tempo e energia. Através de um método de estudo validado e um mentor que realmente entende do assunto, é possível diminuir drasticamente o uso destes dois recursos para entender o conteúdo da prova.

Leia também: Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na ANBIMA? (CPA-10, CPA-20 e CEA)

Se inscrevendo em um bom curso preparatório, você também terá contato com outros profissionais que estão estudando para a mesma prova da ANBIMA que você.

Compartilhar conhecimento e discutir dúvidas com outras pessoas que também estão se preparando para o mesmo exame pode ser muito proveitoso e enriquecedor.

Utilize o Simulado ANBIMA da Maneira Correta

É importante realizar o simulado em condições semelhantes às das provas reais, ou seja, em um ambiente tranquilo e sem distrações, com o tempo disponível para cada questão. Além disso, é importante analisar os resultados obtidos e identificar as áreas em que você precisa melhorar. 

Isso pode ser feito fazendo anotações das questões que você acertou ou errou e procurando entender o porquê de cada resposta. 

É fundamental ter um bom autoconhecimento e saber identificar suas fraquezas para poder trabalhá-las de forma eficiente.

Outra dica é se manter atualizado sobre as últimas tendências e novidades do mercado financeiro. 

As provas da ANBIMA cobram conhecimentos atuais e relevantes, então é importante estar sempre atento ao que está acontecendo no mercado. 

A leitura de notícias e reportagens sobre o mercado financeiro pode ajudar a fixar o conteúdo estudado e a compreender melhor como as teorias e conceitos se aplicam na prática.

Aqui no Portal Certificação CPA, nós oferecemos simulados gratuitos para você treinar e se preparar para o dia da prova. Confira:

Não Tente Decorar as Questões do Simulado

Essa dica é simples e sutil mas surte um enorme efeito.

Ao realizar Simulados para as provas da ANBIMA, é comum os candidatos tentarem decorar as questões acreditando que serão as mesmas no dia da prova, mas isso é um grande engano.

As questões disponibilizadas em Simulados ANBIMA geralmente são questões antigas dos exames ou formatadas por professores especializados na área que não possuem qualquer vínculo com a instituição.

Dessa forma, por mais que o formato das perguntas seja o mesmo (múltipla escolha), é impossível prever as questões exatas da prova que possui variações diferentes para cada aluno.

Leia também: CPA-20 ou CEA: Diferenças e Qual Escolher?

A sua saúde também é importante

Uma última dica importante é cuidar da sua saúde e do seu bem-estar durante o processo de estudo. 

É fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e descansar adequadamente para manter o corpo e a mente em forma. Procure evitar o estresse e a pressão excessiva, pois isso pode afetar negativamente o rendimento nos estudos.

Em resumo, se preparar para as provas da ANBIMA exige disciplina, determinação e muito estudo. É importante conhecer bem o conteúdo programático, participar de grupos de estudo e fazer aulas com professores especializados, utilizar o simulado de forma eficiente e se manter atualizado sobre as últimas tendências e novidades do mercado financeiro. 

Também é fundamental cuidar da sua saúde e do seu bem-estar durante o processo de estudo. 

Seguindo essas dicas, você estará mais preparado para enfrentar as provas da ANBIMA e obter o sucesso que deseja.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir outros artigos e assinar a nossa newsletter para receber materiais e links úteis sobre as Certificações do Mercado Financeiro diretamente no seu e-mail!

O conteúdo Simulado ANBIMA(CPA-10, CPA-20, CEA): Como Se Preparar para a Prova aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
CPA-20 ou CEA: Diferenças e Qual Escolher? https://certificacaocpa.net/cpa-20-ou-cea-diferencas-qual-escolher/ Tue, 10 Jan 2023 03:00:57 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=2309 CPA-20 ou CEA? Se você está indeciso sobre qual certificação da Anbima escolher, este artigo é para você. Ambas as certificações são muito respeitadas no mercado financeiro e podem ajudar a impulsionar a sua carreira. No entanto, cada uma delas é adequada para um tipo diferente de profissional. Vamos explorar as características e diferenças entre […]

O conteúdo CPA-20 ou CEA: Diferenças e Qual Escolher? aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
CPA-20 ou CEA? Se você está indeciso sobre qual certificação da Anbima escolher, este artigo é para você.

Ambas as certificações são muito respeitadas no mercado financeiro e podem ajudar a impulsionar a sua carreira. No entanto, cada uma delas é adequada para um tipo diferente de profissional.

Vamos explorar as características e diferenças entre o CPA-20 e o CEA para ajudá-lo a tomar a decisão certa.

Principais Diferenças entre CPA-20 e CEA

A CPA-20 é uma certificação indicada para profissionais que atuam ou desejam na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

A CPA-20 é ideal para profissionais que já possuem conhecimentos básicos de finanças e que desejam se aprofundar na análise de investimentos em produtos de renda fixa e variável.

Já a CEA é uma certificação voltada para profissionais que atuam na área de análise financeira, incluindo análise de investimentos, avaliação de empresas e gestão de carteiras.  A Certificação CEA abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo finanças corporativas, análise de balanços, avaliação de empresas, mercado de capitais e gestão de risco. 

A CEA é indicada para profissionais que já possuem conhecimentos básicos de finanças e que desejam se especializar na análise financeira de forma mais ampla.

Com a CEA, você poderá indicar produtos de investimento. Com a CPA-10 ou CPA-20, isso não é possível.

Agora que já conhecemos as características e diferenças entre CPA-20 e CEA, vamos explorar alguns fatores a serem considerados na hora de escolher a certificação certa para você.

Para saber todos os detalhes das duas certificações, confira nossos guias:

CPA-20: Confira tudo o que Você Precisa Saber sobre a Certificação da ANBIMA! [+ Infográfico]
CEA: Confira tudo o que Você Precisa Saber sobre a Certificação da ANBIMA! [+Infográfico]

CPA-20 ou CEA: Afinal, qual certificação devo escolher?

cpa-20-ou-cea-qual-escolher

Primeiro, é importante avaliar a sua área de atuação e interesses. 

Se você trabalha ou deseja trabalhar principalmente com produtos de renda fixa e variável, a CPA-20 pode ser a melhor opção. 

Por outro lado, se você está interessado em uma abordagem mais clara e ampla da análise financeira, a CEA pode ser mais adequada.

Leia também: Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na ANBIMA? (CPA-10, CPA-20 e CEA)

Além disso, é importante levar em consideração o seu nível de experiência e conhecimento. Se você é um profissional experiente e já possui conhecimentos básicos de finanças, pode ser mais interessante optar por uma certificação mais avançada, como a CEA. 

Por outro lado, se você é um profissional iniciante ou está começando a sua carreira no mercado financeiro, a CPA-20 pode ser uma boa opção para começar.

Outro fator a considerar é o investimento necessário para obter a certificação. As certificações da Anbima exigem um investimento em tempo e dinheiro, e é importante avaliar se o retorno esperado compensa o investimento. 

Além disso, é importante verificar se a certificação é reconhecida pelo mercado e se há demanda por profissionais com essa qualificação.

Por fim, é importante considerar o seu objetivo a longo prazo. Se você está buscando uma certificação para impulsionar a sua carreira e se tornar um profissional mais qualificado, é importante escolher uma que seja reconhecida no mercado e que atenda às suas necessidades e interesses.

Conclusão

Em resumo, escolher entre o CPA-20 e o CEA pode ser uma decisão difícil, mas é importante avaliar a sua área de atuação, conhecimento prévio, objetivos a longo prazo e investimento necessário para tomar a decisão certa. 

Ambas as certificações da Anbima são altamente respeitadas no mercado financeiro e podem ajudar a impulsionar a sua carreira, mas é importante escolher a que mais se encaixa nas suas necessidades atuais e interesses.

Se você já decidiu qual certificação deseja obter, é importante começar a se preparar o quanto antes. 

Aqui no Portal Certificação CPA, nós oferecemos simulados gratuitos para você treinar e se preparar para o dia da prova. Confira:

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir outros artigos e assinar a nossa newsletter para receber materiais e links úteis sobre as Certificações do Mercado Financeiro diretamente no seu e-mail!

O conteúdo CPA-20 ou CEA: Diferenças e Qual Escolher? aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Como Estudar para CPA-20 e Passar de PRIMEIRA em 2024! https://certificacaocpa.net/como-estudar-para-cpa-20/ Thu, 22 Dec 2022 00:41:11 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=2163 Decidiu fazer a prova da CPA-20 e não sabe por onde começar a estudar? Este artigo é um verdadeiro guia passo a passo com tudo que você precisa saber para estudar, mesmo que sozinho, e conquistar a aprovação. Confira! O que estudar para a prova da CPA-20? O primeiro passo para estudar para a prova […]

O conteúdo Como Estudar para CPA-20 e Passar de PRIMEIRA em 2024! aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Decidiu fazer a prova da CPA-20 e não sabe por onde começar a estudar? Este artigo é um verdadeiro guia passo a passo com tudo que você precisa saber para estudar, mesmo que sozinho, e conquistar a aprovação.

Confira!

O que estudar para a prova da CPA-20?

O primeiro passo para estudar para a prova da CPA-20 é saber o que será cobrado. O conteúdo é distribuído em 6 módulos:

  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes: Peso de 5% a 10%
  • Compliance legal, ética e Análise do Perfil do Investidor: Peso de 15% a 25%
  • Princípios Básicos de Economia e Finanças: Peso de 5% a 10%
  • Instrumentos de Renda Variável, Derivativos e Renda Fixa: Peso de 17% a 25%
  • Fundos de Investimentos: Peso de 18% a 25%
  • Previdência Complementar Aberta – PGBL e VGBL: Peso de 5% a 10%
  • Mensuração e Gestão de Performance e Risco: Peso de 10% a 20%

Perceba que cada tema da prova tem pesos diferentes. O módulo de Fundos de Investimentos, por exemplo, demanda uma atenção maior, já que estamos falando do assunto mais cobrado.

Como estudar para CPA-20 sozinho? 6 dicas para passar de primeira!

1) Defina um plano de estudos;

Agora que você já sabe quais os assuntos cobrados na prova da CPA-20, distribua-os em um plano de estudos, com os dias e horários que serão dedicados para cada tema, independente de quanto tempo tenha disponível até a prova.

O mais importante é se organizar para que consiga priorizar e os estudos não se percam em meio aos compromissos do dia a dia.

Obter uma certificação financeira não é algo tão fácil e exige dedicação. Com um plano de estudos tudo pode ficar mais fácil.

Nós já temos um plano de estudos pronto para você se preparar para a CPA-20 em até 20 dias. Confira:

Banner | Planilha de Estudos CPA-20

Leia também: Quanto Tempo Preciso Estudar para Passar na ANBIMA? (CPA-10, CPA-20 e CEA)

2) Assista vídeo aulas;

como-estudar-para-cpa-20-estilos-de-aprendizagem

Esta dica parece óbvia, mas vou te explicar porque as vídeo aulas precisam estar inclusas no seu plano de estudos:

Cada pessoa tem uma forma de processar informação e assimilar um novo conhecimento de uma maneira mais fácil, é o que chamamos de estilos de aprendizagemque são divididos em 4 principais:

  • Aprendizagem visual;

Favorecida por meio de demonstrações visuais, como mapas, diagramas, gráficos, vídeos, e aulas expositivas para apresentar conceitos, raciocínios ou ideias e suas relações.

  • Aprendizagem auditiva;

Favorecida por meio da captação de variações sonoras, como palestras, discussões e seminários para memorizar e compreender a mensagem.

  • Aprendizagem cinestésica;

Está presente em pessoas que aprendem melhor fazendo, seja por meio de experiências em laboratórios, encenações, demonstrações ou atividades esportivas.

  • Aprendizagem leitura e escrita.

Favorecida por meio de artigos, manuais, relatórios e ensaios. É o caso dos alunos que fazem anotações, desenham planos e esquemas para lembrar os conteúdos.

Acontece que ao combinar estilos de aprendizagem, você também tem uma propensão maior a realmente entender e assimilar o que está sendo aprendido.

Acredito que você já entendeu onde quero chegar…

Ao assistir video aulas, você estará estimulando mais áreas do seu cérebro e criando uma probabilidade maior de assimilar o conteúdo do que se estudar apenas lendo artigos.

Leia também: CPA-20 ou CEA: Diferenças e Qual Escolher?

3) Faça anotações;

Utilizando a mesma lógica, fazer anotações sobre o conteúdo é indispensável, isso porque você estará utilizando o estilo de aprendizagem cinestésica.

Mesmo que você utilize uma apostila para os estudos, faça suas próprias anotações para assimilar e fixar o conteúdo.

4) Faça simulados;

Os Simulados são indispensáveis para quem está estudando para a CPA-20.

Além de responder questões de provas antigas, ao realizar simulados é possível ter uma noção clara do que será vivenciado no momento da prova, já que você terá o mesmo tempo para responder o mesmo número de questões do dia do exame.

No dia da prova você dificilmente será surpreendido pelo tempo.

Porém, os simulados exigem um grande nível de atenção.

É comum os candidatos se apegarem às questões dos simulados e se dedicarem a decorá-las ao invés de realmente entender o conteúdo, o que é um grande perigo.

No dia da prova, dificilmente aparecerão as mesmas perguntas e se você realmente não tiver assimilado o que foi estudado, ficará extremamente perdido.

Utilize sabiamente dos simulados!

Aproveite e confira o nosso Simulado Grátis para CPA-20.

5) Tire todas as suas dúvidas;

Esta dica está totalmente relacionada com o ponto de atenção aos simulados. É comum que durante os estudos para a CPA-20 apareçam dúvidas sobre o conteúdo e você deve focar em tirar todas elas antes do dia da prova.

Anote-as e se preciso for, faça pesquisas específicas a fim de realmente entender o conteúdo da prova.

Lembre-se que e prova em si é somente um instrumento para atestar que você possui o conhecimento relacionado à certificação.

Isso fará total diferença para a sua aprovação.

6) Leia a apostila;

Por último, mas não menos importante, utilize do recurso da apostila.

E não é por acaso que a colocamos por último, já que ao nosso ver a apostila é uma das melhores ferramentas para revisão do conteúdo da prova da CPA-20.

Algumas pessoas utilizam as apostilas como a principal ferramenta de aprendizado, mas como já vimos anteriormente, ela estimula apenas um dos quatro estilos de aprendizagem, sendo melhor utilizada como uma ferramenta de reforço.

Em uma simples busca no Google é possível encontrar várias apostilas gratuitas, mas tome muito cuidado em qual você irá escolher, já que um simples conteúdo desatualizado pode arruinar todo o seu aprendizado.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir outros artigos e assinar a nossa newsletter para receber materiais e links diretamente no seu e-mail!

O conteúdo Como Estudar para CPA-20 e Passar de PRIMEIRA em 2024! aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Política Monetária: Entenda O que é, Como Funciona, Instrumentos, Tipos e Muito Mais! https://certificacaocpa.net/politica-monetaria/ Mon, 19 Dec 2022 13:33:15 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=1826 Você está se preparando para alguma prova de certificação da ANBIMA ou da ANCORD, mas não sabe por onde começar a estudar? Bom, então você está no lugar certo. Neste artigo, vamos tratar exatamente de um dos assuntos que mais caem nas provas: a Política Monetária do Brasil.  A partir do conteúdo, você vai descobrir […]

O conteúdo Política Monetária: Entenda O que é, Como Funciona, Instrumentos, Tipos e Muito Mais! aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Você está se preparando para alguma prova de certificação da ANBIMA ou da ANCORD, mas não sabe por onde começar a estudar? Bom, então você está no lugar certo.

Neste artigo, vamos tratar exatamente de um dos assuntos que mais caem nas provas: a Política Monetária do Brasil. 

A partir do conteúdo, você vai descobrir todas as informações sobre o funcionamento dessa política e como ela atua no dia a dia da economia nacional. 

Leia este artigo até o final e gabarite a prova para garantir a tão sonhada certificação!

O que é Política Monetária

politica-monetaria-banco-central-do-brasil
Banco Central do Brasil: Instituição Responsável pela Política Monetária Nacional

De modo bastante prático, a Política Monetária Nacional se trata de um rol de medidas que buscam equilibrar a quantidade de moeda em circulação na economia. 

Neste sentido, as normas estabelecidas por esse tipo de política objetivam controlar a inflação e alterar as taxas bancárias de juros para manter a economia moderada. 

De acordo com o Dicionário Financeiro, a Política Monetária também pode ser definida como “um tipo de política econômica para controle de dinheiro em circulação, para taxas de juros e de crédito de um país”. 

Para tanto, é necessária a atuação de uma autoridade monetária responsável por criar as normatizações.

Neste caso, a instituição apta a conduzir a Política Monetária no Brasil é o Banco Central, ou Bacen. 

O órgão buscará estabelecer o equilíbrio da economia, ao alterar a oferta de moeda e determinar as taxas de juros a serem aplicadas pelos bancos e outras instituições bancárias, como as financeiras. 

Como a Política Monetária é elaborada

Como acabamos de antecipar, a Política Monetária parte do Banco Central. Tudo acontece no Comitê de Política Monetária, o COPOM, onde a lei ganha forma e são discutidas as alterações das normas relacionadas ao mercado financeiro e seu funcionamento. 

Como as provas da ANBIMA muitas vezes exigem detalhes sobre essa política, é necessário saber quais as principais definições estabelecidas pelo COPOM. Basicamente, são três:

  1. O comitê busca conter ou superar crises econômicas e financeiras, além de fatores como inflação e deflação;
  2. O COPOM ainda leva em consideração diversos critérios macroeconômicos, de modo a avaliar o desempenho nacional da economia de uma maneira mais abrangente; 
  3. O Comitê de Política Monetária também promove a estabilidade de preços, aumento ou diminuição das taxas de juros para controlar a inflação, por exemplo. 

Os Principais Instrumentos de Política Monetária

A Política Monetária, em sua questão prática, atua em diversas frentes e, como já dissemos, afeta diretamente a vida da população, da economia, dos bancos, dentre outras instituições. 

A seguir, conheça o principal instrumento da política monetária brasileira: o depósito compulsório

Além dele, existem também o redesconto bancário, as operações de mercado aberto(open market) e o controle e seleção de crédito. 

Depósito compulsório 

Com a finalidade de assegurar que o Sistema Financeiro se mantenha equilibrado, o Banco Central detém um percentual dos valores que são depositados nas contas dos bancos pelos clientes. Assim funciona o recolhimento compulsório. 

Imagine que milhões de pessoas movimentam dinheiro diariamente em instituições bancárias. Para que os bancos não emprestem mais dinheiro do que podem, o Bacen recolhe parte dos valores depositados. 

Isso evita que falte dinheiro em caixa e que o sistema financeiro entre em colapso. Existem três tipos de recolhimento:

  1. Compulsórios sobre depósitos à vista;
  2. Compulsórios sobre depósitos a prazo;
  3. Compulsórios sobre poupança. 

Redesconto Bancário

O redesconto bancário faz com que o Banco Central seja conhecido como “o banco dos bancos”, isso porque esta taxa funciona como um empréstimo do BACEN para as instituições financeiras.

Uma elevação do redesconto, é associada à uma política monetária expansionista(veja mais sobre os tipos de política monetária logo abaixo).

O raciocínio é o seguinte: O Banco Central empresta dinheiro aos demais bancos que por sua vez emprestam às pessoas e empresas, dessa forma teremos mais acesso ao crédito e consequentemente mais dinheiro em circulação na economia.

Seguindo o mesmo raciocínio, podemos associar a redução da taxa de redesconto à política monetária contracionista. Isso porque através dessa diminuição da taxa, a quantidade de moeda e crédito disponível na economia será menor.

Operações de Mercado Aberto (Open market)

Este é o instrumento mais ágil, eficaz e que gera mudanças em curto prazo na economia.

Open Market é, basicamente, o mercado onde os bancos realizam operações de compra e venda de títulos públicos federais.

Quando o governo compra títulos, ele está inserindo dinheiro na economia, incentivando a política expansionista.

Já quando há venda de títulos, existe uma retirada de moeda e liquidez da economia, fazendo parte da política contracionista.

Tipos de Política Monetária

tipos-de-politica-monetaria

Por fim, é importante conhecer quais são os tipos de Políticas Monetárias existentes no Brasil. 

Ter clareza sobre as modalidades é essencial para quem deseja obter alguma certificação da ANBIMA. Por isso, confira cada uma delas a seguir. 

Política Monetária Expansionista

Via de regra, podemos dizer que a Política Monetária Expansionista é útil em momentos em que a economia precisa ser aquecida. Neste caso, o Banco do Brasil passa a ofertar mais moeda em circulação no país.

Além disso, essa política também busca reduzir as taxas de juros e melhorar a economia por meio de aumento do poder de compra para incentivar o consumo dos brasileiros. 

Política Monetária Contracionista

Quase o oposto da anterior, a Política Contracionista serve para frear a economia

Portanto, ela promove a desaceleração do PIB e do consumo, aumenta os juros, diminui a circulação de moeda na economia do país, reduz a inflação e reduz as demandas.

Em outras palavras, essa política é a mais efetiva quando o país passa por um momento de alta inflação, em que se torna necessário reduzir o pedido de crédito por parte dos consumidores. 

Ficou com alguma dúvida?

Para entender ainda mais sobre assuntos do mercado financeiro, o portal Certificação CPA é o melhor lugar para você estudar, praticar e se dar bem no dia da prova para finalmente obter a certificação

Continue lendo as matérias do portal e tenha acesso aos principais assuntos da prova, de modo personalizado e prático. 

Se ficou com alguma dúvida sobre a Política Monetária Nacional, fique à vontade para mandar aqui nos comentários!

O conteúdo Política Monetária: Entenda O que é, Como Funciona, Instrumentos, Tipos e Muito Mais! aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Certificação AAI Ancord: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! (Guia COMPLETO e Ilustrado) https://certificacaocpa.net/aai-ancord/ Mon, 19 Dec 2022 00:02:04 +0000 https://certificacaocpa.net/?p=2092 Com a crescente popularização do hábito de investir entre os brasileiros, o Agente Autônomo de Investimentos(AAI) tem se tornado uma das profissões mais populares e buscadas no Mercado Financeiro atualmente. A Certificação AAI Ancord é obrigatória para aqueles que desejam atuar nesta função. Neste guia completo e ilustrado, nós trazemos todas as informações que você […]

O conteúdo Certificação AAI Ancord: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! (Guia COMPLETO e Ilustrado) aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>
Com a crescente popularização do hábito de investir entre os brasileiros, o Agente Autônomo de Investimentos(AAI) tem se tornado uma das profissões mais populares e buscadas no Mercado Financeiro atualmente.

A Certificação AAI Ancord é obrigatória para aqueles que desejam atuar nesta função.

Neste guia completo e ilustrado, nós trazemos todas as informações que você precisa saber sobre o exame de certificação que habilita profissionais a se tornarem AAIs.

Confira!

infografico-certificacao-aai-ancord-o-que-e-como-tirar-salarios

O que é ANCORD?

ancord-o-que-e

Antes de entender o que é a Certificação AAI, é crucial que você entenda o que é e qual a função da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).

A ANCORD é responsável por unir e representar as empresas do mercado de capitais e brasileiro no Brasil.

A principal função da associação é regular o mercado e fornecer conhecimento para os profissionais da área e para o público em geral.

Daí vem a Certificação AAI, já que é responsabilidade da Ancord disponibilizar certificações, cursos e treinamentos para todos aqueles que desejam investir ou atuar profissionalmente no mercado de investimentos.

O que é e para que serve a Certificação AAI Ancord?

A Certificação AAI Ancord serve como uma autorização para os profissionais que desejam trabalhar como Agente Autônomo de Investimentos.

Apesar disso, a Certificação da Ancord é apenas uma das alternativas para quem deseja atuar em uma corretora de valores.

O que faz um Agente Autônomo de Investimentos?

O trabalho de um AAI se resume em prospectar clientes que desejam se tornar investidores e apresentar como funcionam os principais tipos de investimentos disponíveis no mercado. Ele é o responsável por trazer clientes para as corretoras.

Na grande maioria dos casos eles não possuem vínculo empregatício com uma corretora, e por isso são chamados de Autônomos.

A função exercida pelos AAIs é de extrema importância, já que eles são peça fundamental na educação financeira da população e facilitam o acesso aos melhores veículos de investimento para construção e alavancagem de patrimônio.

Existe algum pré-requisito para ser Agente Autônomo de Investimentos?

Além da certificação, existem 5 pré-requisitos para ser um AAI:

  1. Não possuir suspensão de atuação em Instituições Financeiras ou qualquer empresa em que o funcionamento é autorizado pela CVM, SUSEP, BACEN ou SPC;
  2. Ser domiciliado no Brasil;
  3. Possuir Ensino Médio Completo;
  4. Não possuir nenhuma condenação criminal;
  5. Não possuir decisão judicial que impossibilite de administrar os próprios bens.

Quanto ganha em média um AAI?

Em média R$ 4.000,00 por mês, segundo pesquisa feita através da Glassdoor.

Como não existe vínculo CLT, o Agente Autônomo de Investimentos não possui um salário fixo, é remunerado pelos seus resultados.

De maneira geral, os ganhos giram em torno de 0,6% e 1,5% do total obtido através das suas prospeções.

Como Tirar a Certificação AAI?

Se você está interessado em se tornar um AAI, preste atenção em todos os detalhes para obter a sua certificação. São basicamente 5 passos:

  1. Realizar sua inscrição no Site Oficial da Ancord;
  2. Agendar a data para realização da prova;
  3. Estudar o conteúdo que será cobrado;
  4. Fazer a prova no dia e horário marcado;
  5. Solicitar o certificado de registro(caso seja aprovado(a)).

É possível fazer a prova de Certificação AAI online?

Sim! A Ancord foi a primeira instituição que se adaptou e possibilitou o candidato a fazer a prova de casa. Porém, para realizar a prova online é preciso respeitar alguns pré-requisitos e algumas regras de fiscalização, que são:

  • Notebook com acesso à internet;
  • O Sistema Operacional da máquina deverá ser o Windows 10;
  • O dispositivo deverá possuir um processador Intel Core i3 2.0GHz, 4GB Memória, 40GB livres de HD ou superior;
  • O notebook deverá possuir microfone;
  • No momento da prova o som deverá estar habilitado;
  • O notebook deverá possuir webcam embutida que deverá estar ligada durante a realização da prova.

Solicitação do Certificado de Credenciamento

Após ser aprovado, resta apenas uma última etapa para finalmente se tornar um AAI: solicitar o seu certificado de credenciamento.

O processo é bem simples e feito todo de maneira online através da página de credenciamento da ANCORD no site oficial da Associação.

Qual a validade do Certificado AAI Ancord?

O Certificado AAI Ancord tem validade de 1 ano, caso você não seja contratado por nenhuma instituição.

Já se você estiver empregado, o certificado não tem prazo de vencimento, porém a Ancord e a CVM podem solicitar atualizações.

O que cai na Prova de Certificação AAI?

A prova da Ancord conta com 80 questões de múltipla escolha e tempo máximo de duração de 2 horas e 30 minutos.

Para ser aprovado você deverá acertar 70% ou mais das questões, ou seja, você precisará acertar pelo menos 56 questões da prova para atingir a pontuação mínima.

Além disso, é preciso acertar pelo menos 50% nos módulos 1, 2, 8 e 15. Confira todos os assuntos cobrados:

  1. Atividade do Agente Autônomo;
  2. Ética Profissional e Aspectos Comportamentais;
  3. Lavagem de Dinheiro;
  4. Economia;
  5. Sistema Financeiro Nacional;
  6. Instituições e Intermediadores Financeiros do SFN;
  7. Administração de Risco;
  8. Mercado de Capitais: Produtos, Modalidades, Tributação e Regulamentação;
  9. Fundos de Investimento;
  10. Outros Fundos de Investimento Regulados pela CVM;
  11. Securitização de Recebíveis;
  12. Clubes de Investimento;
  13. Matemática Financeira;
  14. Mercado Financeiro: Produtos, Modalidades, Tributação e Regulamentação;
  15. Mercado de Derivativos: Produtos, Modalidades, Tributação e Regulamentação;

Quanto Custa a Certificação AAI Ancord?

Para realizar a prova e tentar a Certificação AAI Ancord, precisa desembolsar R$ 460,00. Este valor não é reembolsável em caso de reprovação na prova, por isso é importante se preparar e estudar o conteúdo antes da realização do exame.

Como Passar na Prova da ANCORD AAI?

Como visto acima, uma boa preparação para realizar a prova da Ancord é essencial.

O primeiro passo é consultar o edital fornecido no site da ANBIMA com os principais temas cobrados no exame e definir um cronograma de estudos.

Simulado AAI Ancord

Uma forma muito comum de estudar para o exame de Certificação AAI Ancord é através dos simulados.

Isso porque os simulados dão um noção clara e prática do que será vivenciado no momento da prova, já que você terá um tempo delimitado para responder as questões propostas que normalmente são questões de provas antigas.

Dessa forma, quando chegar o dia de realizar a prova oficial, o candidato estará acostumado e a tendência é que tenha menos chance de ser surpreendido pelo tempo.

Em breve nós vamos disponibilizar um Simulado AAI 100% gratuito para você testar seus conhecimentos, fique atento e continue acompanhando os conteúdos do portal!

Deixaremos abaixo um FAQ com as perguntas mais frequentes sobre a Certificação AAI Ancord, mas sinta-se a vontade para enviar a sua dúvida nos comentários também!

Sim! Após ser aprovado no exame e conquistar o Certificado AAI ANCORD, é preciso registrar-se na CVM, e pagar trimestralmente uma taxa de cerca de R$630.

Em média R$ 4.000,00 por mês, segundo pesquisa feita através da Glassdoor.

Como não existe vínculo CLT, o Agente Autônomo de Investimentos não possui um salário fixo, é remunerado pelos seus resultados.

De maneira geral, os ganhos giram em torno de 0,6% e 1,5% do total obtido através das suas prospeções.

Para realizar a prova e tentar a Certificação AAI Ancord, precisa desembolsar R$ 460,00.

O conteúdo Certificação AAI Ancord: O que é, Para que Serve, O que Cai na Prova, Como Tirar a Certificação e Muito Mais! (Guia COMPLETO e Ilustrado) aparece primeiro em Certificação CPA.

]]>